segunda-feira, 6 de abril de 2015

O Meu Blog Planner (Parte 1)

Olá meninas,

Tal como vos tinha falado no meu post anterior, decidi organizar-me quanto ao blog, de forma a conseguir que este projecto não fique escondido nos meus rascunhos. Para isso resolvi criar um caderno de organização para o blog.
Como não encontrava num só lugar aquilo que eu acho que melhor se adapta a mim, que estou a começar a tentar encontrar a melhor forma de me organizar, resolvi adaptar algumas ideias que fui encontrando na internet.

Assim, depois de algum tempo e esforço lá alinhavei o meu protótipo de Blog Planner (um nome "chique" e pomposo para caderno de organização do Blog). Resolvi partilhar convosco este meu caderno que podemos de dizer que ainda está em fase de adaptação, pode ser que alguma das meninas que está a começar agora queira aproveitar as ideias para criar o seu próprio planner.

Categorias/Áreas

Decidi dividir o meu planner em 9 categorias ou áreas (como preferirem), são elas:
  • Calendário 2015
  • Planner Semanal
  • Planeador de Posts
  • Planeador de Rubricas
  • Ganhos e Despesas
  • Estatisticas mensais
  • Sorteios
  • Contactos
  • Anotações
Como entre descrições e fotos o post ficaria muito longo, resolvi separar este post em 2 partes, não percam nenhuma das duas se como eu precisam de todas as ideias possíveis e imaginárias para se organizarem!

Calendário e Planner Semanal

Estas duas áreas estão obviamente relacionadas e acabam por ser uma agenda do blog. Construí um calendário simples de 2015 para poder ter sempre à mão mas aqui apenas permite um apontamento de poucas datas importantes a ter em conta (no fundo é mais para ver a quantas ando do que para apontar ou organizar o que quer que seja). [De momento não consigo inserir a imagem, mais tarde actualizarei o post.]

Já o planner semanal, como o próprio nome indica é uma agenda semanal que permite pequenos apontamentos para cada dia da semana tem ainda espaço para anotações o layout é generalizado para poder ser imprimido em qualquer altura sem ser necessário "construir" um layout para cada semana do ano. e pode ser preenchido com o dia e semana correspondente.



De notar que esta formatação adoptada (com espaços reduzidos) não permite grandes textos, anotações diários mas para iniciante que sou, penso que de momento é o suficiente, a ideia será mais para a frente redesenhar o planner semanal de forma a ficar com mais espaço.


Planeador de Posts e Rubricas

Mais duas categorias que estão relacionadas. Mais uma vez para iniciante que sou não queria algo complexo cheio de espaços e espacinhos para pormenores que eu como iniciante ainda não iria utilizar. Assim, quer para um quer para outro optei pela simplicidade. Nos posts tenho espaço para título, ideias, etiquetas a colocar, um espaço dedicado a notas, fotos ou imagens que pretendo colocar no post. Reservei ainda um espaço para assinalar se nesse post irá ter algum sorteio e o nº correspondente (este espaço é de forma a que os pormenores do mesmo não ocupem espaço no esboço do post mas que possa facilmente correspondê-lo na secção dedicada aos sorteios e desta forma estar tudo interligado) No final tem ainda uma barra de partilha/publicação para assinalar se o post será no blog, no email, se será apenas no facebook, etc.



A categoria das Rubricas é similar, tendo o espaço de titulo, ideias, fotos/imagens/notas e a barra de partilha. Mas acrescentei um espaço para descrição do conceito da rubrica e para assinalar a data de inicio/fim e a periodicidade da mesma.


Sem comentários:

Enviar um comentário